Ao navegar em nosso site você concorda com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de uso Li e Concordo

BLOG

Home > Artigos

Postagens em artigosto / teclemulher.org.br

Pesquisa revela: 50% dos brasileiros conhece uma mulher agredida pelo parceiro ou ex

Por Nai Frossard  – 28/11/22 Friburgo registra esse ano 1.030 de casos de violência contra a mulher, segundo Tecle Mulher População quer ampliação na assistência às mulheres agredidas | Foto: Reprodução/Governo do Estado De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 7 em cada 10 mulheres vão sofrer violência ao longo de suas […]

Leia mais »

Para refletir: Quanto vale a vida das mulheres?

Por que a Sentença dada a Willim Hottz – feminicida de Yasminny Couto Ribeiro, assassinada por ele em fevereiro deste ano de 2023, no município de Sumidouro – foi quase idêntica ao caso de Rodrigo Marotti, feminicida de Alessandra Vaz e Daniela Mouzinho, ambas queimadas vivas em 2019 ? William Hottz – Crime de homicídio […]

Leia mais »

5 motivos para discutir questões de gênero na escola

Desde quando nascemos, somos ensinados o que podemos ou não podemos fazer de acordo com nosso gênero. O doutrinamento de gênero começa com as cores dos enxovais, os brinquedos que ganhamos de presente e o tipo de roupa que nossos pais nos dão para vestir.

Leia mais »

A cultura do estupro não apenas existe, mas também mata

O Brasil está em estado de choque após o caso da adolescente do Rio de Janeiro que foi estuprada por diversos homens, tendo sua imagem exposta nas redes sociais, por iniciativa desses autores do crime, que contam com a impunidade estatal e a aprovação social. Casos semelhantes são verificados em outras regiões do Brasil, tendo sido amplamente divulgado três casos de estupro coletivo de adolescentes no Piauí.

Leia mais »

A Lei Maria da Penha e suas mudanças.

15 anos se passaram após o sancionamento da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha, na data de 7 de agosto de 2006, pelo presidente Lula da Silva. A Lei Maria da Penha foi criada para cumprir determinações estabelecidas por uma convenção específica da Organização dos Estados Americanos

Leia mais »

A violência contra mulheres nos Municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis

A violência contra a mulher é uma questão muito séria e que vem atingindo todas as sociedades de forma dramática. Nenhum município do país está imune a esse cancro social e os dados atuais revelam que a cada hora e meia uma brasileira é morta por quem mantém uma relação de afeto. Os dados dos municípios do interior do RJ são alarmantes e não menores que os das populações das grandes cidades.

Leia mais »

Artigo da Campanha Compromisso e Atitude sobre Feminicídio

O Brasil está entre os países com maior índice de homicídios de mulheres no mundo – quadro que reforça a urgência de respostas eficazes do Estado e da sociedade para prevenir e punir a violência de gênero. Na América Latina, instituições internacionais traçam recomendações para enfrentar o alto índice de assassinatos de mulheres, enquanto 11 países latino-americanos já criaram leis específicas para coibir o feminicídio.

Leia mais »

As brasileiras entenderam que têm direitos

A afirmação é de Maria Lygia Quartim de Moraes. Socióloga, doutora em Ciências Políticas e feminista, ela, ao lado de outras mulheres, com muita teoria e atitude, ajudou a construir o atual questionamento da sociedade. Para Maria Lygia, os recentes movimentos no País são espontâneos e por isso mobilizadores.

Leia mais »

CARTA DAS MULHERES AO POVO BRASILEIRO

Nós, delegadas representando as brasileiras presentes nas conferências Municipais e Estaduais, reunidas na 4ª. Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, cujo tema é “Mais Direitos, Poder e Participação para as Mulheres”, nos dirigimos ao povo brasileiro para expressar nosso repúdio veemente

Leia mais »

Como estaremos, nós mulheres, após a pandemia do Coronavírus?

Mesmo antes da pandemia do Coronavírus chegar ao planeta Terra, pela entrada da segunda dezena do século XXI, viemos percebendo claramente uma efetiva mudança nas características comportamentais das sociedades. A enorme transformação tecnológica da era digital atinge, por esse tempo, todos os níveis e camadas da coletividade. O Mercado, como o conhecíamos, muda seu formato bruscamente e assim, as grandes lojas físicas dão lugar ao mercado virtual. Essa grande facilidade de consumo passa a mover uma indústria de coisas, principalmente as tecnológicas, bem como ao incentivo à propaganda massiva que induz ao gasto exacerbado de inutilidades.

Leia mais »